A LEI DA SEMEADURA NA VIDA DO CRENTE
A lei da semeadura na vida do crente
Gálatas 6.7-10 |
Mc 4:26-29) – Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga e por último, o grão cheio na espiga. Quando o fruto está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a hora.
Você faz parte do Reino de Deus?
(Ap 1:6) ...e nos fez reinos e sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele seja a glória e poder para todo sempre, amém!
(Cl 1:13) ...e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do filho do seu amor...
I – Qualidade da Semente (espécie da semente)
(Gl 6:7) ...Tudo que o homem semear, isso também ceifará...
(Tg 3:12)...Meus irmão, acaso pode uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira produzir figos?
(Gn 1:11)...E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim foi.
(Gn 8:22)...enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Deus confirma a lei da semeadura a Noé.
(Os 8:7 a)...eles semeiam ventos, e colhem tormentas...
Você já plantou alguma coisa? E o que foi que nasceu?
- Se você plantar arroz, vai colher arroz!
- Se você plantar trigo, vai colher trigo!
- Se plantar batata, colherá batata também!
- Se plantar café, nascerá café!
- Se plantar ódio, vai nascer ódio!
- Se plantar maldade, irá colher maldade!
- Se plantar amor, colherá amor!
É certo que você colherá da mesma espécie da semente que plantou!
Entendemos também que temos o que plantar, aquilo que queremos colher!
E mais; temos que nos ater no fato que, nunca colheremos algo que não plantarmos! E que plantando uma espécie não nascerá fruto de outra!
Baseado no raciocínio acima, faço-lhes uma pergunta: Se você quiser colher uma casa, o que terá que plantar? E se quiseres colher um carro, o que terá que plantar? E se for um emprego, então o que plantarás?
Temos que semear aquilo que queremos colher!
Nós é quem determinamos a espécie de nossa semente. Para se plantar um pé de laranja, de café, ou ainda de milho, cada qual terá seu solo apropriado, porém para plantar nossos sonhos o melhor solo é a igreja, onde Deus é o próprio agricultor (Jo 15:1)
Explicar como se determina a qualidade (espécie) da semente!
II – Quantidade da Semente!
(II Co 9:6) E digo isto: que o que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia muito, muito também ceifará.
(Mc 4:3-8) Ouvi: Eis que o semeador saiu a semear; e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto. Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem.
É obvio que se você plantar em um solo, um quilo de alguma semente, e dez quilos da mesma em outro solo, a quantidade da colheita de uma semeadura para outra será bem diferente, ou seja, dez vezes mais!
Algo muito importante é o tipo de terra em que se estará plantando. Há muitos tipos de solo. Existem solos de boa e de má qualidade, então precisamos saber em que tipo de terra estamos semeando para que não ocorra de não colhermos na proporção que esperávamos.
A Bíblia diz em (Mc 4:4-8) que a terra pode cair em vários espinhos, ou então se plantada em solo fértil. Quando nossas sementes são lançadas em solo produtivo, o Senhor Jesus disse que tal semente poderá multiplicar-se em até cem vezes mais. Jesus nos dá uma idéia de que poderá ter sim uma variabilidade quanto a quantidade que vamos colher, porém que sempre será uma quantidade abundante.
Quando falamos porém em semear nossos sonhos e projetos, tal semeadura poderá ser feita por exemplo: Na igreja (que é o melhor solo que dispomos), na vida do nosso Pastor e em sua família, podemos também semear na vida de nossos irmãos, conhecendo é claro se é um bom tipo de terra. Falando de pessoas, não adianta por exemplo semearmos uma esmola na vida de um drogado, pois sabemos que nossa semente será usada para o mal de alguém e não para algo bom.
- Ímpios que gastam seu dinheiro com coisas imorais.
- Filhos que se drogam.
- Parentes e amigos que sempre te pedem emprestado e você mesmo sabe que nunca irá te pagar.
- Investimentos errados que sempre acabam gerando dívidas.
São solos ruins e por isso devem ser evitados.
O princípio da Lei da Semeadura é totalmente Bíblico como já vimos até aqui, e uma prova prática disso é que o próprio Deus a utiliza para resgatar seus filhos. Através de uma única semente, porém de muita qualidade (Jesus Cristo), plantada na cruz do calvário, O senhor obtém uma grande colheita de almas que eu e você fazemos parte. Diz a palavra de Deus que o Senhor olhando do céu para a terra não viu nenhuma semente que fosse perfeita, então ao ver em Jesus essa semente, a plantou. Somos a colheita de Deus, por isso temos que nos parecer com Jesus. Ser bom Pai, ser boa mãe, ser bom irmão, ser bom membro, bom pastor, bom funcionário, bom patrão, enfim, como frutos do Senhor Jesus, temos que nos parecer com ele. (Mt 13:37-38)...O que semeia a boa semente é o filho do homem. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno.
Outros exemplos:
- A viúva de Serepta. (I Rs 17:8)
- Saulo de Tarso. O perseguidor é perseguido.
- José semeou fidelidade ao Senhor e colheu o maior cargo do Egito – governador.
Versículos que dão mais base bíblica:
- (Gl 6:9) ...E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido...
- (II Co 9:10)... Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.
- (I Co 15: 37) E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.
- (I CO 15: 36) Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
Precisamos aprender a semearmos aquilo eu queremos colher, ao invés de simplesmente jogarmos a semente a esmo. Se quisermos colher um carro, então é um carro que devemos plantar.
Lembre-se:
O reino de Deus é assim, como se um homem lançasse semente à terra. (Mc 4:26)