Influência de uma Mãe na vida de um filho ( Provérbios 15:22)

25/06/2010 22:22

 

Influência de uma Mãe na vida de um filho ( Provérbios 15:22)

INTRODUÇÃO: Influência é segundo o Aurélio: “Ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra”
O sentimentalismo, o modismo, o consumismo a preguiça pode nos fazer pensar que todas as mães têm boa influência sobre seus filhos, mas a realidade pode ser outra bem diferente.
De fato existem mães que influenciam beneficamente seus filhos, porém, existem mães que exercem uma influência negativa sobre seus filhos, hoje iremos ver alguns exemplos bíblicos de mães que exerceram influência sobre seus filhos.
Neste dia das mães, como admoestação e com um alerta quero destacar algumas mães que exerceram uma influência negativa sobre seus filhos, para que tanto as mulheres que já são mães como as futuras, façam neste dia um voto diante do Senhor a fim de exercerem sobre seus filhos uma influência de tal modo que eles sejam grandes servos ou servas do Senhor.

TEMA: MÃE VOCÊ É A INFRENCIADORA DO SEU FILHO PARA UMA BOA OU MÁ INFLUÊNCIA.     VEJAMOS ALGUMAS exemplos de MÃES :

O PRIMEIRO exemplo de mãe que estudaremos será... 2. REBECA (Gen. 27:5-9)

 Jacó não era o primogênito, não tinha o direito da bênção, e sim seu irmão Esaú, porém, sua mãe deu um jeitinho, deu conselhos e orientou seu filho a fazer o que era errado.

I. ela Ouviu que Isaque iria abençoar a Esaú.

II. Idealizou um plano para roubar a bênção do outro filho, para seu filho preferido.

III. Aconselhou seu filho para enganar o próprio pai (Gen. 27:9-13)

IV. Ensinou ao filho como mentir, e enganar.

(1) Talvez alguém pergunte: Que mãe iria ensinar seu filho a mentir, a enganar, a roubar aquilo que não lhe pertence? Essa quis! E Influenciou a ele vira um  Jacó o enganador

(2) Quantas mães até mesmo sem pensar, estão aconselhando seus filhos neste momento, a mentir para conseguir melhores resultados em sua vida material, quantas mães estão neste momento ensinando a seus filhos que eles devem enganar outras pessoas para conseguir algo sem precisar se esforçar ou merecer,

O SEGUNDO EXEMPLO DE INFLUÊNCIA NEGATIVA DE UMA MAE  3. HERODIAS (Mat. 14:6-8)

a. Orientada por sua mãe a jovem atraente usou seu corpo, usou sua sensualidade dançando para o rei, para conseguir satisfazer os caprichos da mãe.

b. Após conseguir agradar o coração do rei, mais uma vez orientada por sua mãe a jovem pediu ao rei que matasse o profeta de Deus.João batista

I. Talvez alguém pergunte: Que mãe iria pedir que sua filha usasse seu corpo para conseguir algo em seu benefício? Essa quis!

II. Quantas mães até neste mesmo momento estão orientando suas filhas a usar o corpo para conseguir um bom casamento (financeiramente falando).

III. Quantas mães estão incentivando seus filhos a usarem seus corpos para conseguir fama, sucesso etc.

IV. Quantas mães levam suas filhas para comprar roupas que colocam seus corpos em evidência, e quando questionadas respondem: o que é que tem isso!

V. Quantas mães por meio do que assistem na televisão, ensinam para seus filhos um padrão baixo e imoral!

 TERCEIRO EXEMPLO E O DE ANA UMA MÃE CRISTÃ E TEMENTE A DEUS (I SM 1;22 A 28 )

Ana não podia ter filho e assim era de costume a cada ano o judeu oferecer sacrifícios a Deus um dia Ana orava ao senhor pedindo um filho por que sua madre não gerava filho e ela disse que se o senhor lhe concedesse um filho ela o consagraria ao senhor assim que ele dimanasse ( v22,v23 )

1-    Ana cumpri o que prometeu ao senhor ( V24,25 ) ela poderia muito bem dizer assim como nós as vezes fazemos ,senhor é meu único filho

A mãe Ana não só tinha prometido seu filho ao senhor, mas ela queria que seu filho andasse no caminho certo:

(PV 22;V6)” EDUCA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR E ATÉ QUANDO ENVELHECER NÃO SE DESVIARA DELE.”

      2 Ana não só deixou o seu filho na casa do senhor mais também cuidava dele,procurando saber como ele estava ( v 19 ).

EX : Será que você tem acompanhado realmente seu filho no colégio, nas amizades ou as pessoas é quem falam do seu filho para você.

 Mãe não remova os antigos limites que teus pais fizeram. ( PV 22v28 )

Seja uma mãe sabia ( PV 14v1 ) a mulher sábia edifica a sua casa e a tola destrói com suas próprias mãos.

Seu filho é responsabilidade sua: por isso vai haver momentos que você vai usar a vara e a repreensão para não passar vergonha com diz o

 ( PV 29;15e 17 ) “a vara e a repreensão dão sabedoria mas a Criança que entregue a si mesmo envergonha a sua Mãe”

Conclusão

Sabe qual foi a Recompensa de ANA por te consagrado o seu filho Samuel ao senhor:

1 – Foi ter um verdadeiro homem de Deus porque Samuel crescia e o senhor era com ele e nenhuma das palavras de Samuel caiu por terra.

 Depois o senhor visitou a ANA e lhe abençou ela consebeu mais três filhos e duas filhas (v 21)

 “ Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagrada letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo.”( II TM 3:14,15)