ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO.
ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO.
PRINCÍPIOS DA LEGISLAÇÃO CONSTITUCIONAL ESTABELECIDA DA IGREJA, POR ESTE MEIO, MANDAMOS, ADOTAMOS E PUBLICAMOS COMO SENDO LEI FUNDAMENTAL OU CONSTITUIÇÃO DA IGREJA DO NAZARENO OS ARTIGOS DE FÉ, O PACTO DE CARÁTER CRISTÃO E OS ARTIGOS DE ORGANIZAÇÃO E GOVERNO SEGUINTES, A SABER:
I. O Deus Trino
1. Cremos num só Deus infinito, eternamente existente, Soberano do universo; que somente Ele é
Deus, criador e administrador, santo na Sua natureza, atributos e propósitos; que Ele, como Deus, é
trino no Seu ser, revelado como Pai, Filho e Espírito Santo.
(Gênesis 1; Levítico 19:2; Deuteronômio 6:4-5; Isaías 5:16; 6:1-7; 40:18-31; Mateus 3:16-17; 28:19-20; João 14:6-
27; I Coríntios 8:6; II Coríntios 13:14; Gálatas 4:4-6; Efésios 2:13-18)1
II. Jesus Cristo
2. Cremos em Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele é eternamente um
com o Pai; que encarnou pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria e, assim, duas naturezas
perfeitas e completas, isto é, a Divindade e a humanidade, se uniram em uma Pessoa, verdadeiro
Deus e verdadeiro homem — o Deus-homem.
Cremos que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e que Ele verdadeiramente ressuscitou dos
mortos e tomou de novo o Seu corpo, juntamente com tudo o que pertence à perfeição da natureza
humana, e com isto subiu ao céu, onde Se ocupa em interceder por nós.
(Mateus 1:20-25; 16:15-16; Lucas 1:26-35; João 1:1-18; Atos 2:22-36; Romanos 8:3, 32-34; Gálatas 4:4-5; Filipenses
2:5-11; Colossenses 1:12-22; I Timóteo 6:14-16; Hebreus 1:1-5; 7:22-28; 9:24-28; I João 1:1-3; 4:2-3, 15)
( 1 )EXPLIQUE O QUE O DEUS TRINO ?
( 2 ) QUEM É JESUS CRISTO PARA IGREJA.
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III. O Espírito Santo
3. Cremos no Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele está sempre
presente e operando eficientemente dentro da Igreja de Cristo e com ela, convencendo o mundo do
pecado, regenerando aqueles que se arrependem e crêem, santificando os crentes e guiando em toda
a verdade tal como está em Jesus.
(João 7:39; 14:15-18, 26; 16:7-15; Atos 2:33; 15:8-9; Romanos 8:1-27; Gálatas 3:1-14; 4:6; Efésios 3:14-21; I
Tessalonicenses 4:7-8; II Tessalonicenses 2:13; I Pedro 1:2; I João 3:24; 4:13)
IV. As Escrituras Sagradas
4. Cremos na inspiração plena das Escrituras Sagradas, pelas quais entendemos os 66 livros do
Antigo e Novo Testamentos, dados por inspiração divina, revelando sem erros a vontade de Deus a
nosso respeito em tudo o que é necessário à nossa salvação, de maneira que o que não se encontra
nelas não pode ser imposto como artigo de fé.
(Lucas 24:44-47; João 10:35; I Coríntios 15:3-4; II Timóteo 3:15-17; I Pedro 1:10-12; II Pedro 1:20-21)
( 3 ) QUEM É O ESPIRITO SANTO PARA IGREJA DO NAZARENO?
( 4 ) O QUE É AS SAGRADAS ESCRITURAS PARA IGREJA DO NAZARTENO.
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V. Pecado, Original e Pessoal
5. Cremos que o pecado veio ao mundo através da desobediência dos nossos primeiros pais e, pelo
pecado, veio a morte.
Cremos que o pecado se manifesta de dois modos: pecado original ou depravação, e pecado atual
ou pessoal.
5.1. Cremos que o pecado original, ou depravação, é aquela corrupção da natureza de todos os
filhos de Adão pela qual o homem está muito longe da retidão original, ou seja do estado de pureza
dos nossos primeiros pais quando foram criados, é contrário a Deus, não tem vida espiritual e é
inclinado para o mal, e isto continuamente. Cremos, além disso, que o pecado original continua a
existir com a nova vida do regenerado, até que seja [erradicado] o coração inteiramente limpo pelo
batismo com o Espírito Santo.
(Pecado Original: Gênesis 3; 6:5; Jó 15:14; Salmo 51:5; Jeremias 17:9-10; Marcos 7:21-23; Romanos 1:18-25; 5:12-
14; 7:1—8:9; I Coríntios 3:1-4; Gálatas 5:16-25; I João 1:7-8 Pecado Pessoal: Mateus 22:36-40; (com I João 3:4);
João 8:34-36; 16:8-9; Romanos 3:23; 6:15-23; 8:18-24; 14:23; I João 1:9—2:4; 3:7-10)
VI. Expiação
6. Cremos que Jesus Cristo, pelos Seus sofrimentos, pelo derramamento do Seu próprio sangue e
pela Sua morte na Cruz, fez uma expiação completa para todo o pecado humano; e que esta
Expiação é a única base de salvação; e que é suficiente para cada pessoa da raça de Adão. A
Expiação é benignamente eficaz para a salvação dos irresponsáveis e para as crianças na inocência,
mas somente é eficaz para a salvação daqueles que chegam à idade da responsabilidade, quando se
arrependem e crêem.
(Isaías 53:5-6, 11; Marcos 10:45; Lucas 24:46-48; João 1:29; 3:14-17; Atos 4:10-12; Romanos 3:21-26; 4:17-25; 5:6-
21; I Coríntios 6:20; II Coríntios 5:14-21; Gálatas 1:3-4; 3:13-14; Colossenses 1:19-23; I Timóteo 2:3-6; Tito 2:11-
14; Hebreus 2:9; 9:11-14; 13:12; I Pedro 1:18-21; 2:19-25; I João 2:1-2)
(5) O QUE É PECADO ORIGINAL E PESSOAL PARA IGREJA DO NAZARENO?
(6 ) O QUE É EXPIAÇÃO .
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VII. Graça Preveniente
7. Cremos que a criação da raça humana à imagem de Deus inclui a capacidade de escolher entre o
bem e o mal e que, assim, seres humanos foram feitos moralmente responsáveis; que pela queda de
Adão se tornaram depravados, de maneira que agora não são capazes de se voltar e se reabilitar pelas
suas próprias forças e obras, e, desta forma, renovar a fé e a comunhão com Deus. Mas também
cremos que a graça de Deus mediante Jesus Cristo é dada gratuitamente a todos os seres humanos,
capacitando todos os que queiram converter-se do pecado para a retidão, a crer em Jesus Cristo para
perdão e purificação do pecado, e a praticar boas obras agradáveis e aceitáveis à Sua vista.
Cremos que todas as pessoas, ainda que possuam a experiência de regeneração e inteira
santificação, podem cair da graça, apostatar e, a menos que se arrependam do seu pecado, ficar
eternamente perdidas e sem esperança.
VIII. Arrependimento
8. Cremos que o arrependimento, que é uma sincera e completa mudança do pensamento no que
diz respeito ao pecado, incluindo o sentimento de culpa pessoal e o afastamento voluntário do
pecado, é exigido de todos aqueles que, por ato ou propósito, se fazem pecadores contra Deus. O
Espírito de Deus dá a todos que quiserem arrepender-se a ajuda benigna da penitência do coração e a
esperança da misericórdia, a fim de que possam crer para o perdão e a vida espiritual.
(II Crônicas 7:14; Salmos 32:5-6; 51:1-17; Isaías 55:6-7; Jeremias 3:12-14; Ezequiel 18:30-32; 33:14-16; Marcos
1:14-15; Lucas 3:1-14; 13:1-5; 18:9-14; Atos 2:38; 3:19; 5:31; 17:30-31; 26:16-18; Romanos 2:4; II Coríntios 7:8-11;
I Tessalonicenses 1:9; II Pedro 3:9)
O QUE É GRAÇA PREVENIENTE ?
O QUE É ARREPENDIMENTO.
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IX. Justificação, Regeneração e Adoção
9. Cremos que a justificação é aquele ato gracioso e judicial de Deus, pelo qual Ele concede pleno
perdão de toda a culpa, a remissão completa da pena pelos pecados cometidos e a aceitação como
justo a todos aqueles que crêem em Jesus Cristo e O recebem como Senhor e Salvador.
10. Cremos que a regeneração, ou o novo nascimento, é aquela obra da graça de Deus pela qual a
natureza moral do arrependido que confia em Deus é vivificada espiritualmente, recebendo uma vida
distintamente espiritual, capaz de fé, amor e obediência.
11. Cremos que a adoção é aquele ato gracioso de Deus pelo qual o crente justificado e regenerado
se constitui um filho de Deus.
12. Cremos que a justificação, a regeneração e a adoção são simultâneas na experiência daqueles
que buscam a Deus e são obtidas na condição de haver fé, precedida pelo arrependimento; e que o
Espírito Santo testifica desta obra e estado de graça.
(Lucas 18:14; João 1:12-13; 3:3-8; 5:24; Atos 13:39; Romanos 1:17; 3:21-26, 28; 4:5-9, 17-25; 5:1, 16-19; 6:4; 7:6;
8:1, 15-17; I Coríntios 1:30; 6:11; II Coríntios 5:17-21; Gálatas 2:16-21; 3:1-14, 26; 4:4-7; Efésios 1:6-7; 2:1, 4-5;
Filipenses 3:3-9; Colossenses 2:13; Tito 3:4-7; I Pedro 1:23; I João 1:9; 3:1-2, 9; 4:7; 5:1, 9-13, 18)
X. Inteira Santificação OU BATISMO NO ESPIRITO SANTO
13. Cremos que a inteira santificação é aquele ato de Deus, subseqüente à regeneração, pelo qual
os crentes são libertados do pecado original, ou depravação, e levados a um estado de inteira
devoção a Deus e à santa obediência do amor tornado perfeito.
É operada pelo batismo com o Espírito Santo e compreende, numa só experiência, a purificação do
coração e a permanente presença íntima do Espírito Santo, dando ao crente poder para uma vida
santa e para serviço.
A inteira santificação é garantida pelo sangue de Jesus, realiza-se instantaneamente pela fé,
precedida pela inteira consagração; e desta obra e estado de graça o Espírito Santo testifica.
Esta experiência é também conhecida por vários termos que representam diferentes aspectos dela,
tais como: “perfeição cristã”, “perfeito amor”, “pureza do coração”, “batismo com o Espírito Santo”,
“plenitude da bênção” e “santidade cristã”.
14. Cremos que há uma distinção bem definida entre um coração puro e um caráter maduro. O
primeiro é obtido instantaneamente, como resultado da inteira santificação; o último resulta de
crescimento na graça.
Cremos que a graça da inteira santificação inclui o impulso para crescer na graça. Contudo, este
impulso deve ser conscientemente alimentado; e deve ser dada cuidadosa atenção aos requisitos e
processos de desenvolvimento espiritual e avanço no caráter e personalidade semelhantes a Cristo.
Sem tal esforço intencional, o testemunho do crente pode ser enfraquecido e a própria graça
comprometida e mesmo perdida.
(Jeremias 31:31-34; Ezequiel 36:25-27; Malaquias 3:2-3; Mateus 3:11-12; Lucas 3:16-17; João 7:37-39; 14:15-23;
17:6-20; Atos 1:5; 2:1-4; 15:8-9; Romanos 6:11-13, 19; 8:1-4; 8-14; 12:1-2; II Coríntios 6:14—7:1; Gálatas 2:20;
5:16-25; Efésios 3:14-21; 5:17-18, 25-27; Filipenses 3:10-15; Colossenses 3:1-17; I Tessalonicenses 5:23-24;
Hebreus 4:9-11; 10:10-17; 12:1-2; 13:12; I João 1:7, 9) (“Perfeição cristã”, “perfeito amor”: Deuteronômio 30:6;
Mateus 5:43-48; 22:37-40; Romanos 12:9-21; 13:8-10; I Coríntios 13; Filipenses 3:10-15; Hebreus 6:1; I João 4:17-
11
O QUE É JUSTIFICAÇÃO,REGENERAÇÃO E ADOÇÃO ?
O QUE O INTEIRA SANTIFICAÇÃO OU BATISMO NO ESPERITO SANTO ? (VIRE )
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XI. A Igreja
15. Cremos na Igreja, a comunidade que confessa a Jesus Cristo como Senhor, o povo da aliança
de Deus feito novo em Cristo, o Corpo de Cristo chamado e congregado pelo Espírito Santo através
da Palavra.
Deus chama a Igreja a exprimir a sua vida na unidade e comunhão do Espírito; na adoração através
da pregação da Palavra, na observação dos sacramentos e no ministério em Seu nome; pela
obediência a Cristo e responsabilidade mútua.
A missão da Igreja no mundo é a de continuar a obra redentora de Cristo no poder do Espírito,
através de viver santo, evangelismo serviço.
A Igreja é uma realidade histórica que se organiza em moldes culturalmente condicionados; existe
tanto como um corpo universal quanto congregação local; separa pessoas chamadas por Deus para
ministérios específicos. Deus chama a Igreja para viver sob a Sua orientação, enquanto ela anticipa a
consumação na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
(Êxodo 19:3; Jeremias 31:33; Mateus 8:11; 10:7; 16:13-19, 24;18:15-20; 28:19-20; João 17:14-26; 20:21-23; Atos
1:7-8; 2:32-47; 6:1-2;13:1; 14:23; Romanos 2:28-29; 4:16; 10:9-15; 11:13-32; 12:1-8; 15:1-3;I Coríntios 3:5-9; 7:17;
11:1,17-33; 12:3,12-31; 14:26-40; II Coríntios 5:11-6:1, Gálatas 5:6, 13-14; 6:1-5,15; Efésios 4:1-17; 5:25-27;
Filipenses 2:1-16; I Tessalonicenses 4:1-12; I Timóteo 4:13; Hebreus 10:19-25; I Pedro 1:1-2, 13; 2:4-12, 21; 4:1-2;
10-11; I João 4:17; Judas 1:24; Apocalipse 5:9-10)
O QUE A IGREJA (NÃO TEMPLO ) ?
XII. Batismo
16. Cremos que o batismo cristão, ordenado pelo nosso Senhor, é um sacramento que significa a
aceitação dos benefícios da expiação de Jesus Cristo, para ser administrado aos crentes e é
declarativo da sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e do seu pleno propósito de andar
obedientemente em santidade e justiça.
Sendo o batismo símbolo da nova aliança, as crianças poderão ser batizadas quando os pais ou
tutores o pedirem, os quais ficarão na obrigação de lhes assegurar o necessário ensino cristão.
O batismo pode ser administrado por aspersão, afusão ou imersão, segundo o desejo do candidato.
(Mateus 3:1-7; 28:16-20; Atos 2:37-41; 8:35-39; 10: 44-48; 16:29-34; 19:1-6; Romanos 6:3-4; Gálatas 3:26-28;
Colossenses 2:12; I Pedro 3:18-22)
O QUE A IGREJA (NÃO TEMPLO ) ?
O QUE É O BATISMO?
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XIII. A Ceia do Senhor
17. Cremos que a Ceia Memorial e de Comunhão, instituída por nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo, é essencialmente um sacramento do Novo Testamento declarativo da morte sacrificial de
Jesus, e de que os crentes, pelo merecimento desta, têm vida e salvação e promessa de todas as
bênçãos espirituais em Cristo. É distintivamente para aqueles que estão preparados para uma
reverente apreciação do seu significado e por meio dela anunciam publicamente a morte do Senhor,
até que Ele venha de novo. Sendo esta a festa da Comunhão, somente aqueles que têm fé em Cristo e
amor pelos irmãos devem ser convidados a participar dela.
(Êxodo 12:1-14; Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25; Lucas 22:17-20; João 6:28-58; I Coríntios 10:14-21; 11:23-32)
XIV. Cura Divina
18. Cremos na doutrina bíblica da cura divina e exortamos o nosso povo a procurar oferecer a
oração da fé para a cura dos doentes. Cremos, também, que Deus cura através de recursos da ciência
médica.
(II Reis 5:1-19; Salmo 103:1-5; Mateus 4:23-24; João 4:46-54; 9:18-35; Atos 5:12-16; 9:32-42; 14:8-15; I Coríntios
12:4-11; II Coríntios 12:7-10; Tiago 5:13-16)
O QUE É SANTA CEIA ?
E CURA DIVINA ?
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XV. Segunda Vinda de Cristo
19. Cremos que o Senhor Jesus Cristo voltará outra vez; que nós, os que estivermos vivos na Sua
vinda, não precederemos aqueles que morreram em Cristo Jesus; mas que, se permanecermos n’Ele,
12
seremos arrebatados com os santos ressuscitados para encontrarmos o Senhor nos ares, de sorte que
estaremos para sempre com o Senhor.
(Mateus 25:31-46; João 14:1-3; Atos 1:9-11; Filipenses 3:20-21; I Tessalonicenses 4:13-18; Tito 2:11-14; Hebreus
9:26-28; II Pedro 3:3-15; Apocalipse 1:7-8; 22:7-20)
XVI. RESSURREIÇÃO, JUÍZO E DESTINO
20. Cremos na ressurreição dos mortos: que tanto os corpos dos justos como dos injustos serão
ressuscitados e unidos com os seus espíritos—“os que tiverem feito o bem, sairão para a ressurreição
da vida; e os que tiverem feito o mal, para a ressurreição da condenação”.
21. Cremos no juízo vindouro, no qual cada pessoa terá de comparecer diante de Deus, para ser
julgada segundo os seus feitos nesta vida.
22. Cremos que uma vida gloriosa e eterna é assegurada a todos aqueles que crêem em Jesus
Cristo, nosso Senhor, para salvação, e O seguem obedientemente; e que os que são impenitentes até
o fim sofrerão eternamente no inferno.
(Gênesis 18:25; I Samuel 2:10; Salmo 50:6; Isaías 26:19; Daniel 12:2-3; Mateus 25:31-46; Marcos 9:43-48; Lucas
16:19-31; 20:27-38; João 3:16-18; 5:25-29; 11:21-27; Atos 17:30-31; Romanos 2:1-16; 14:7-12; I Coríntios 15:12-58;
II Coríntios 5:10; II Tessalonicenses 1:5-10; Apocalipse 20:11-15; 22:1-15).
ME EXPLIQUE A VINDA DE CRISTO E RESSUREIÇÃO ?